A síndrome do sábio foi descrita pela primeira vez em 1887, por Langdon Down.
Quando a capacidade impressionante de memória foi associada à síndrome de Savant. A memória dos portadores refere-se a uma área específica: música, artes ou matemática.
A referida síndrome é responsável pela armazenagem de milhares de obras literárias no arquivo mental; bem como o acesso mental numa rapidez tal qual de um acesso via internet.
A ciência registra o caso de Kim Peek, nascido em 1951, portador do Savantismo; cuja habilidade acima do normal era notada, ao falar sobre música, falava com muita propriedade a respeito de Shakespeare e música clássica, onde e quando foram compostas as peças e até aonde estrearam, dia e nome do compositor e acrescia discussões sobre tons musicais. Mas, nos últimos anos, Kim não só tem falado sobre música...tem aprendido a tocar; não seria nada surpreendente não fosse o fato de portadores de Savantismo, apresentarem problemas de desenvolvimento, tais como: “não abotoam as roupas e não conseguem realizar tarefas cotidianas e tem grandes dificuldades com abstrações”. Além de problemas de mobilidade e coordenação.
Embora fisicamente desajeitado, Kim desde que conheceu em 2002, a professora de música, que o encorajou, tem apresentado evolução na destreza em tocar piano. O que faz valer a recomendação de pesquisadores, acerca da aquisição de novas habilidades e desenvolvimento cerebral: “– Treinem o talento”.
Memória, é alvo central em estudos relacionados ao Savantismo. E uma descoberta pra lá de relevante, que é muito importante aos admiradores da música e, àqueles que têem como meta envolverem-se com música e também à você que nada tem de história musical, mas por ventura está lendo esta matéria, se ligue neste tom:
“- a memorização é o equivalente verbal da improvisação musical”.
Se queres melhorar sua capacidade de memorização, exercite-a através da música; se queres melhorar sua musicalidade, exercite-a através da sonoridade musical.
Sugestão de filme para este mês:
Rain Man
Estrelado por Dustin Hoffman e Tom Cruise
Kim Peek foi a inspiração para o filme.
Até o próximo mês.
Fonte: Revista Mente e Cérebro.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!