O famoso glúten...é composto de duas proteínas ( gliadina e glutenina) encontrado junto com os amidos no interior (endosperma) das sementes de cereais da família das gramíneas, especialmente nas da tribo Triticeae, como o famoso trigo, a cevada e o centeio. Então o glúten é uma proteína e não carboidrato!
Quando se mistura água ao trigo por exemplo, formamos o glúten (gel) que acrescenta elasticidade e maciez aos bolos, pães, etc.
Muito diferente das informações que são repassadas hoje, o glúten não é prejudicial a pessoas saudáveis. Não se tem estudos que revelam que o consumo faça mal a quem não tenha uma restrição, como a doença celíaca, alergia ao glúten ou intolerância.
Doenças e restrições que devem ser avaliadas e diagnosticadas por um MÉDICO.
Aos que não podem consumir o glúten, é muito importante a leitura de rótulos e saber quais tipos de alimentos normalmente possuem. Também é muito importante que se tenha o conhecimento que em muitos processos pode acontecer a contaminação cruzada, ou seja, mesmo que o alimento não tenha glúten, em algum processo de fabricação pode acontecer a contaminação por conta de outro produto.
Aqui vai uma lista de alguns alimentos que contém glúten:
- Pão;
- Macarrão;
- Cerveja;
- Cereal;
- Biscoito.
Por contaminação cruzada:
- Aveia;
- Ketchup;
- Maionese;
- Temperos Industriais.
Vale lembrar que existem versões dos alimentos sem glúten e variações e adaptações de receitas de todos os tipos... LEIAM OS RÓTULOS!
Beijo da Nutri ?
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!