Aúdio do texto:
A invasão da Ucrânia pela Rússia, gerou em vários setores da sociedade debates sobre quem tem maior responsabilidade por esse evento que certamente trará consequências para o mundo, porém, independentemente de que lado se tome como certo, é praticamente unânime, a posição de que toda guerra representa uma grande tragédia humana.
“Bombardeio”, produção dinamarquesa de 2021, nos coloca no centro dessa tragédia, que é conviver com o absurdo diariamente em períodos de conflitos extremos. Ao acompanhar a história real da população de Copenhague, capital da Dinamarca, ocupada por nazistas, em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, é possível sentir que nesses momentos críticos o drama e as violações de uma guerra vão muito além da morte em si, pois envolvem sentimentos incompreensíveis, tomadas de decisão com resultados irreversíveis, erros e acertos que marcam também a vida daqueles que tiveram a sorte de sobreviver.
O filme tem ainda a virtude de fugir do estereótipo de que um lado representa o mal enquanto o outro as boas intenções do mundo. O que vemos, é que pessoas boas erraram (e continuam errando), mas em tempos violentos, infelizmente não tiveram tempo ou não lhes foram permitidos voltar atrás, como em tempos de paz.
Disponível na Netflix.