O mês da conscientização do câncer de mama foi criando no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
O INCA - Instituto Nacional de Câncer participa desde 2010, com todos os tipos de trabalho possível para disseminação de informação e educação sobre o assunto.
Ah... Mas o que a Nutrição tem a ver?!
TUDO!
Segundo o próprio INCA (01/10/2021) "Hábitos saudáveis podem reduzir incidência de câncer de mama em 13% e poupar mais de R$ 100 milhões do SUS".
Aproximadamente, 8 mil ocorrências poderiam ser evitados pela redução de fatores de risco relacionados ao estilo de vida, em especial, da inatividade física.
Os dados foram divulgados na pesquisa Número de casos e gastos com câncer de mama no Brasil atribuíveis à alimentação inadequada, excesso de peso e inatividade física, elaborada pela Coordenação de Prevenção e Vigilância (Conprev) do INCA.
O levantamento faz parte de um estudo mais amplo que estimou o impacto da má alimentação, do consumo de álcool, do excesso de peso, da inatividade física e do não aleitamento materno, em 2008, nos casos de câncer de 2020, e nos gastos do SUS, em 2018.
A Nutrição é incrível né?! Previne e Trata tantas doenças... E tem gente que acha que nutrição é só "dieta".
Mas vale lembrar, o auto exame, a visita periódica ao seu médico e a realização dos exames de prevenção é o que precisa ser feito para garantir sua saúde e longevidade.
Se toque! Se ame! Se cuide!
Fonte: https://www.inca.gov.br
Beijo da Nutri ????
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!