Áudio do texto:
A dica desse mês não é nenhuma superprodução, mas nem por isso deixa de ser uma iniciativa importante de se assistir. O documentário “Pinheirinho dos Palmares: A Luta Contra Injustiças” representa o esforço de se registrar a história da gente sofrida da periferia, que as autoridades (ou parte delas, como o próprio documentário mostra), gostam de dizer durante suas campanhas que terão preferência em seus governos, mas que na primeira crise destinam toda força opressora do Estado contra elas. Interessante que o financiamento do filme contou como apoio cultural de várias entidades de classe e sociais, fato que por si só demonstra o caráter popular da obra.
Um terreno ocupado por quem já não vê alternativa para sobreviver, um terreno com uma dívida enorme com a prefeitura, R$ 190 milhões, por não pagar IPTU entre 1981 e 2022, tendo como proprietário um conhecido especulador. Esse é o cenário que em 2012 se apresentou à justiça brasileira que, por sua vez, surpreendentemente (ou não), pendeu para o lado de quem não precisa do papel assistencial do Estado.
“Pinheirinho dos Palmares: A Luta Contra Injustiças” é também a luta contra a invisibilidade histórica do povo periférico, que insiste em seguir em frente e conquistar na marra o direito claro e evidente que a Constituição lhe garante.
Disponível no Canal Pinheirinho dos Palmares no youtube https://bit.ly/PinheirinhoDosPalmares
e no canal do TVT – TV dos Trabalhadores https://www.youtube.com/watch?v=71su5gtvlyM&t=60s.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!