Psicologia em Arte e Você

Por Psicologia em Arte - Luciane Brito em 13/12/2021
Psicologia em Arte e Você

Dia a dia as semanas foram somando meses e, ao final de 12 meses estamos chegando ao final de mais um ano. O que representa 365 dias. Quantas experiências foram vividas, quantas emoções, quantas histórias foram escritas!

O dia 31 de dezembro - último dia do ano, segundo o calendário gregoriano, representa o fechamento de um ciclo. Nesse dia é comum as pessoas se reunirem para a contagem regressiva e receberem o Ano Novo; diversas são as tradições para esse momento, assim como as formas de comemorações.

O dia 1º de janeiro - Dia da Confraternização Universal, é precedido pelas festas do Reveillon, pela alegria da união, pelo colorido dos fogos de artifício. E acompanhado pelo desejo de um ano melhor e pelas expectativas das realizações. Por que toda essa euforia e preparação para o Ano Novo, se estamos falando de virar a folhinha do calendário, de ver os ponteiros do relógio mais um dia completarem o mecanismo? Arrisco dizer, que CRER é a resposta. O ser humano precisa acreditar que “tudo vai dar certo”, mesmo quando tão desacreditado, desesperançoso. E uma maneira a qual consegue se imbuir de forças e tentar mais uma vez, é estabelecendo para si uma oportunidade de fazer diferente, de zerar a conta e começar novamente mediante 365 novos dias. Daí surge o movimento para a ação, ou seja, a motivação; a força que estimula comportamentos.

Quando o mês de dezembro se aproxima, já é possível ver uma mudança no estado de espírito das pessoas, o assunto passa a ser Natal e Ano Novo. Existe aqueles que não comemoram, os que não gostam das tradições “obrigatórias”, os que querem que esse período passe logo e os que ansiosos pelas comemorações, tradições, viagens, presentes, se esquecem que é um dia de cada vez que se vive. E nessa hora, é notório a falta de empatia com quem preza muito por essas datas e também a falta de empatia por quem não as considera relevantes.

Natal – comemorado em 25 de dezembro e comemorado pelos cristãos, o nascimento de Jesus Cristo. No entanto, até mesmo entre os cristãos, às vezes o motivo a ser celebrado é esquecido, a necessidade de vendagem do comércio é tanta que as campanhas de marketing são emblemáticas e realmente atraem o cliente; presentear e ser presenteado passou a ser tão necessário que há muito deixou de ser ofício somente do Papai Noel. Mas é muito comum, que na noite de Natal as famílias se reúnam para a tradicional ceia.

                Ora, independente no que se acredite, todos são livres a escolherem onde e com quem querem estar (salvo motivo de força maior).

                E esse Reveillon, como será? E esse Natal como será?

                O Reveillon de 2020 teve pacotes de viagens e festas cancelados. O Natal se fez em núcleos familiares menores, os eventos natalinos foram bem restritos. Já para o Reveillon de 2021, bem como para o Natal, a perspectiva é de comemorar e celebrar diante do “novo normal”, que vem a ser: - tudo com moderação! Confraternize, mas não aglomere; abrace, mas não se descuide; viaje mas aceite as medidas de proteção; se possível não misture ciência com política e, seja mais um na estatística da vacinação.

                É fato, todos estão sedentos por um minuto de paz...faça seu minuto! Muitos estão sedentos de abraços calorosos, de estar entre amigos e familiares, de ver a casa cheia; outros apreensivos para acharem o presente na árvore de Natal. Há também, quem escolha estar só, sim a solitude, o momento precioso de ter prazer por esse encontro consigo, nada fácil de marcar.

                Portanto, transbordem alegria onde quer que estejam, com quem quer que estejam.

                Pois, para a Psicologia, alegria é estado de ânimo que produz criatividade, que gera entusiasmo e autoconfiança.

                E se por motivo de força maior, alegria não é a palavra que se traduz em sentimento na ocasião, reflita sobre o que está ao seu alcance e, bem que...poderemos conversar a respeito.

 

Sintetizo minhas palavras e represento meus sentimentos a cada um de vocês para 2022, através destes versos de Jota Quest:

 

Dias melhores pra sempre
Dias melhores pra sempre (pra sempre!)

Vivemos esperando
Dias melhores
(Melhores! Melhores!)
Dias de paz
Dias a mais
Dias que não deixaremos
Para trás

E com os versos de Oswaldo Montenegro, encerro este ciclo do Blog de 2021, com votos de que minhas palavras despertem em cada um de vocês a Magia do Amor Próprio!

Onde vá
Onde quer que vá
Leva o coração feliz
Toca a flauta da alegria
Como doce menestrel

Onde vá
Vá para ser estrela

 

 

FELIZ NATAL!!

PRÓSPERO 2022!!

 


 

Comentários

  • Realmente essa
    Selma Cristina da Silva
    13/12/2021
  • Que texto maravilhoso, sens
    Clovis Victor Murback
    14/12/2021
  • Lindo amiga ! Gratid
    Vera Lúcia faria
    14/12/2021
  • Onde for, brilhe como estrela !
    14/12/2021
  • Como sempre muito lindo o texto. Para mim
    Luiza de Oliveira
    16/12/2021
  • Amei o texto! Arrasou como sempre, no bom sentido, claro!
    Samira Brito
    16/12/2021
Aguarde..