Presente no nosso dia a dia, e independente do tipo que você escolher para consumidor, ele deve ser ingerido de forma moderada, pois a ingestão exagerada do nosso querido salzinho pode trazer vários problemas de saúde como:
Hipertensão, Problemas Renais, Problemas de Visão, Envelhecimento Precoce, Problemas Cardiovasculares e etc.
A Organização Mundial da Saúde indica que o consumo ideal de sal por dia é de apenas 5 gramas para um adulto e alguns estudos referem que o povo brasileiro consome, em média, 12 gramas ao dia, prejudicando gravemente a saúde.
Vale levar em consideração também a quantidade em produtos industrializados .
O Cloreto de Sódio, popularmente conhecido como Sal de Cozinha é um mineral formado principalmente por cloreto de sódio (NaCl), um composto químico pertencente à classe maior de sais.
Em sua forma natural como um mineral cristalino é conhecido como sal-gema ou halita.
O cloreto de sódio é indispensável para o bom funcionamento do corpo humano.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pessoa adulta deve consumir diariamente menos que 5 gramas de sal (ou 2 gramas de sódio).
Sal Refinado
É o nosso sal de cozinha, obtido da evaporação da água do mar e, em seguida, passa por processos físicos e químicos de tratamento térmico, refinamento e branqueamento. Além do adicionamento de Iodo para prevenção de doenças.
Sal Marinho
É obtido da mesma forma que o refinado, porém ele passa apenas pelo processo de moagem e não precisa ser iodado artificialmente pois tem uma quantidade menor de sódio.
O sal marinho pode ter diferentes granulações:
Moído, Parrilla e Grosso.
Sal Rosa do Himalaia
Extraído de depósitos oceânicos milenares nas cadeias montanhosas do Himalaia, não passa por um processo químico, mantendo suas características originais, incluindo a cor e os nutrientes (cerca de 80 minerais). É composto por menos da metade de quantidade de sódio que possui o sal refinado.
Flor de Sal
É retirado de uma película fina de cristais que se forma sobre as águas salinas, o que lhe confere uma aparência flocada e quebradiça. Rico em sódio.
Sal Light
É chamado assim porque contém baixo teor de Sódio. O tempero com essas características é composto por 50 % de cloreto de sódio e 50 % de cloreto de potássio.
Sal Defumado
É defumado a partir da fumaça proveniente da queima de barris de carvalho, que são usados no envelhecimento de vinhos. São sais mais aromáticos e possue a mesma quantidade de sódio que o sal refinado.
Sal Negro
Possui origem vulcânica. Além do cloreto de sódio, também é composto por cloreto de potássio e ferro. A característica marcante é a presença de enxofre.
Sal do Havaí
Proveniente de uma região argilosa, o sal do Havaí é rico em ferro e possui a coloração rosa avermelhado, onde cada grama contém 390 mg de sódio.
Sal Líquido
É altamente puro e por ser dissolvido em água mineral. Possui menos sódio que o sal light
Sal de Ervas
É uma mistura de ervas com sal de cozinha, diminuindo a ingestão de sódio e acrescentando mais sabor.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!